Serviços múltiplos na América Latina precisam avançar para mercado de massa
da Redação
Estudo da Pyramid Research mostra que concentração em clientes de alta renda pode saturar rápido
Na América Latina, os pacotes de serviços se tornaram ferramentas atrativas nos últimos três anos e favoreceram a entrada das operadoras fixas no mercado de TV por assinatura e vice-versa. No entanto, para manter sua rentabilidade o desafio será o de achar mix de preço e diferenciação, como velocidades adequadas para banda larga, que permitam às empresas alcançar o mercado de massa. Esse é o alerta dado pela Pyramid Research, no estudo realizado sobre serviços multiplay no mercado latino americano.
De acordo com a consultoria, o crescimento da oferta de serviços múltiplos empacotados por um único operador na região tem ganhado escala apenas no mercado de de alto valor, que poderá se saturar em breve. As empresas necessitam buscar mais escala principalmente levando em conta que o PIB per capita da América Latina, no ano passado, foi de US$ 7,8 mil.
Para a Pyramid, é preciso já dar início ao desenvolvimento de estratégias para atrair o consumidor de menor poder aquisitivo, o que envolverá preços, velocidade de acesso, conteúdo pay per view e pacotes específicos de TV paga. Com cerca de 70% da população ainda sem acesso a boa parte desses serviços na região, a consultoria acredita que se os operadoras avançarem sua cobertura e atingirem pelo menos metade dessa população conseguirão dobrar facilmente sua base de assinantes e manter rentabilidade.
Postar um comentário