Oi escolhe Nokia Siemens para manutenção de rede
VALOR ECONÔMICO - EMPRESAS & TECNOLOGIA - SÃO PAULO - 30/06/09 - Pg. B3 |

A Nokia Siemens será a fornecedora exclusiva de serviços de operação e manutenção da planta interna da Oi, cobrindo a região da antiga Telemar e da Brasil Telecom (BrT). O contrato, anunciado ontem, entrará em vigor em julho de 2009 e terá validade de cinco anos. Este é o primeiro resultado de uma megalicitação aberta pela Oi em março para terceirizar a manutenção das redes interna e externa da companhia.
A rede interna refere-se às centrais de telefonia e envolve todos os equipamentos de comutação que estão em prédios da empresa. A planta externa diz respeito aos cabos e ao sistema de transmissão.
O processo está sendo chamado licitação do ano no setor de telecomunicações, pois há expectativa de que o valor dos contratos para a rede interna e externa seja pelo menos o dobro do que a Alcatel-Lucent recebe pela manutenção da rede da BrT. A empresa franco-americana estaria recebendo quase R$ 2 bilhões por um contrato pelo contrato de dois anos fechado em janeiro de 2008.
Também participaram da disputa pela rede interna da Oi as companhias Alcatel-Lucent, Ericsson e Huawei. Já para a rede externa, mais de dez fornecedores manifestaram interesse - além das grandes multinacionais do setor também há empresas regionais, algumas das quais já prestam serviços para a operadora. Com a terceirização da rede interna, a Oi pretende simplificar a gestão do processo de operação e manutenção de equipamentos. A operadora já adotava a terceirização, mas ela era pulverizada entre vários fornecedores.
Postar um comentário