Web móvel tem 4 milhões de acessos no Brasil
ADNEWS - WEB - 02/09/09
A fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei fez uma parceria com a consultoria Teleco para elaborar um balanço da banda larga móvel no Brasil
A pesquisa revelou que em junho de 2009 a banda larga móvel esteve presente em 11,3% dos municípios brasileiros, atingindo 62% da população e totalizando 4 milhões de acessos. Isso representa 2,1 acessos de banda larga móvel a cada 100 habitantes. Mesmo assim, o país está abaixo da média mundial que é de 5 acessos a cada 100 habitantes. No Japão, por exemplo, a densidade é de 74 acessos por 100 habitantes.
Porém, o mercado brasileiro deve crescer mais de 70% até 2014, com mais de 60 milhões de acessos. Em comparação à banda larga fixa, a versão móvel deve ultrapassar o número de acessos no Brasil em 2011, em um atraso de dois anos em relação à média mundial.
Para Marcelo Motta, Diretor de Marketing e Soluções da Huawei, diversos estudos mostram a ligação entre a os impactos da penetração de banda larga e o crescimento do PIB, sendo este um dos motivadores para a realização do projeto.
Além do monitoramento da banda larga no Brasil, atividade ligada à atuação da Huawei, este projeto tem a intenção de trazer informações relevantes para operadoras e a sociedade brasileira, afirma. A identificação de gargalos e a discussão de propostas para a contínua evolução deste serviço são fundamentais para o progresso das telecomunicações e da economia de nosso país, conclui Motta.
O estudo também mostrou que o acesso feito à internet móvel pelo celular já é maior que a feita usando modems: 2,1 milhões de aparelhos em uso, contra 1,8 milhão de modems no segundo trimestre de 2009.
Outro dado revelado é que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior percentual de municípios cobertos por tecnologias 3G. No total, existem no país 4 milhões de aparelhos 3G em uso, ou 1,7% da base de usuários.
Segundo a Huawei, os problemas da banda larga no País são a baixa oferta de serviços pré-pagos e o preço dos aparelhos, mas que tem um papel a cumprir na ampliação da banda larga no Brasil, incluindo seu uso em netbooks e smartphones.
Informações site Terra
Redação Adnews
Postar um comentário