Análise de múltiplas conexões mostra novos dados de penetração e receita das operadoras
TELECOM - WEB - 18/09/09 |
Sob o foco de receita por usuário, e não mais por conexão,
taxas de penetração caem na Europa e Estados Unidos
Um relatório recente da consultoria Wireless Intelligence mostra uma nova face dos dados sobre penetração da telefonia móvel e os valores de ARPU (receita média por usuário) das operadoras. Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos e na Europa para determinar até que ponto as múltiplas conexões -- qualquer cartão SIM ativo ou números telefônicos únicos em que os cartões não são usados -- afetam a métrica adotada pelas empresas. Sob essa luz, nem o mercado norte-americano nem o europeu atingiram densidade de 100%.
No caso dos Estados Unidos, o estudo mostrou que no terceiro trimestre havia uma média de 1,3 conexão móvel por usuário. Para a consultoria, isso significa, na prática, que a verdadeira penetração na região é de 71% e não os 92% que compõem os dados oficiais. Já a receita por conexão está em queda, no entanto a receita por usuário está, realmente, aumentando. Ela aumento de US$60 para quase US$64 desde 2006.
Já na Europa, a situação é diferente. A média é de 1,5 conexão móvel, o que derruba a taxa de penetração da região, que seria de 130%, para 87%. Mas a receita média por usuário está em queda e este ano deverá fechar com EUR 33 enquanto esteve na faixa de EUR 34,2.
Um relatório recente da consultoria Wireless Intelligence mostra uma nova face dos dados sobre penetração da telefonia móvel e os valores de ARPU (receita média por usuário) das operadoras. Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos e na Europa para determinar até que ponto as múltiplas conexões -- qualquer cartão SIM ativo ou números telefônicos únicos em que os cartões não são usados -- afetam a métrica adotada pelas empresas. Sob essa luz, nem o mercado norte-americano nem o europeu atingiram densidade de 100%.
No caso dos Estados Unidos, o estudo mostrou que no terceiro trimestre havia uma média de 1,3 conexão móvel por usuário. Para a consultoria, isso significa, na prática, que a verdadeira penetração na região é de 71% e não os 92% que compõem os dados oficiais. Já a receita por conexão está em queda, no entanto a receita por usuário está, realmente, aumentando. Ela aumento de US$60 para quase US$64 desde 2006.
Já na Europa, a situação é diferente. A média é de 1,5 conexão móvel, o que derruba a taxa de penetração da região, que seria de 130%, para 87%. Mas a receita média por usuário está em queda e este ano deverá fechar com EUR 33 enquanto esteve na faixa de EUR 34,2.
Postar um comentário