02 setembro 2009

Embratel avança na migração de seu backbone para IP


TELECOM - WEB - 31/08/09

Wanise Ferreira

Presidente da operadora, José Formoso Martinez, está otimista quanto ao crescimento da empresa

A Embratel concluiu mais de 60% do processo de migração de seu backbone de dados, que foi construído em SDH, para o padrão IP. Com 6,6 milhões de clientes de telefonia local, a empresa tem uma infraestrutura que combina um mix de tecnologias e que, de acordo com seu presidente, José Formoso Martinez, levará a operadora a aumentar sua receita e líquida este ano sobre o ano passado. Sem antecipar índices de crescimento, ele considera que os resultados do primeiro semestre mostram que a companhia está no caminho certo.

A empresa passou a responder por 15% de market share no mercado de telefonia local. Mas com vários serviços, inclusive corporativos , ressaltou o executivo. E tecnologias. Estão incluídas nessa oferta a rede de TV a cabo da NET, com o NetPhone via Embratel, o serviço Livre, para camadas da população com menor poder aquisitivo que utiliza o CDMA, e o WiMAX na frequência de 3,5 GHz. Formoso é cauteloso também na previsão de qual a sua meta de participação de mercado nesse segmento este ano. Queremos crescer, só o que posso dizer , comentou.

De acordo com Martinez, a cobertura nacional da operadora é um diferencial sobre seus concorrentes. E fizemos o overlay do nosso backbone para dar mais qualidade e competitividade para a empresa , observou. As expansões também envolveram o dobro da capacidade dos links de cabos submarinos para os Estados Unidos. Em relação à tecnologia WiMAX, Formoso reiterou que a empresa tem interesse na compra de novas licenças na faixa de 3,5 GHz assim que o governo retomar o processo de venda das licenças desse espectro.

A empresa foi também a vencedora do leilão realizado pelo Ministério das Comunicações para a implantação de 12 mil pontos para o Gesac (Governo eletrônico -- serviço de atendimento ao cidadão). Agora, ela está em fase de negociação com o governo que havia sinalizado que gostaria de ter uma expansão relativa a 25% do contrato que não exige nova licitação. Estamos conversando e dispostos a fazer essa expansão. Mas o governo não sabe se irá expandir a capacidade de comunicação dos pontos já instalados ou se vai ampliar a cobertura. Aguardamos a definição , disse.

Como força de vendas, possibilitando a oferta de pacotes combinados, a Embratel conta desde o ano passado com o DTH (Direct to Home), serviço de TV por assinatura. Inaugurado em 1º de dezembro, ele conquistou 144 mil clientes até junho, resultado que surpreendeu a própria operadora.

A Embratel apresentou no segundo trimestre deste ano um dos seus melhores resultados. Sua receita líquida cresceu 9,4% na comparação anual, com R$ 2,5 bilhões. Ao contrário do primeiro trimestre, quando o crescimento da receita não foi acompanhado do lucro, de abril a junho o resultado final aumentou 229%, atingindo R$ 620 milhões. Apesar de não ser a maior fatia do faturamento da operadora, a receita de serviço local foi a que mais cresceu, 27,6%.

Seja o primeiro a comentar

Postagem em destaque

Como Criar uma Reserva de Emergência em 5 Passos (Guia Prático para Iniciantes)

   Aprenda  como criar uma reserva de emergência  em 5 passos simples. Descubra quanto guardar, onde investir e como manter seu fundo de s...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Compare Produtos, Lojas e Preos
BlogBlogs.Com.Br