Mapear consumidor via celular é a nova tendência em marketing
META ANÁLISE - WEB - 17/06/09
Estratégia permite a identificação de quais lugares o usuário frequenta, onde mora e trabalha, sexo, faixa etária, entre outras informações que permitem a definição de potenciais consumidores e a criação de publicidade segmentada.
Uma das grandes apostas estratégicas do mercado de telecomunicações é investir no desenvolvimento de tecnologias capazes de decifrar o comportamento humano por meio do uso dos celulares, uma vez que esses aparelhos fornecem diversas informações sobre seus usuários.
O mecanismo funciona da seguinte forma: as operadoras captam o sinal do aparelho em uso e conseguem identificar, imediatamente, a localização do usuário - o que significa que é possível acompanhar a movimentação deste consumidor.
Por isso, cada vez mais as empresas estão descobrindo a possibilidade de oferecer produtos e serviços com base no deslocamento dos usuários, afinal, a estratégia permite a identificação de quais lugares o consumidor frequenta, em que horário, onde mora, trabalha, etc. Dependendo do tipo de movimentação do usuário é possível até mesmo saber o seu sexo, faixa etária, classe social, com quem se relaciona, que dia da semana costuma fazer determinadas atividades, etc , explica Rafael Siqueira, CTO da LBS Local, proprietária dos portais Apontador e MapLink.
De acordo com o executivo, as empresas estão sempre buscando novas formas de publicidade que consigam impactar, de maneira customizada, o consumidor. E, com a contextualização da localização e do tempo (horário), as possibilidades de uma publicidade segmentada e relevante são infinitas , afirma o CTO.
Por exemplo, um usuário que costuma passar sempre por determinado local ao meio-dia, pode ser impacto por anúncios de restaurantes da região. Se esta pessoa passa sempre pelo local a noite, pode receber anúncios de shows, eventos, filmes com o seu perfil de interesse, etc. Até mesmo quando um usuário chegar em uma outra cidade, o celular consegue detectar a localidade e enviar a previsão do tempo para os próximos dias, oferta de hotéis e restaurantes da região, aluguel de veículo. As possibilidades de impactar os usuários são infinitas quando eles são mapeados , defende Siqueira.
E muito se engana quem pensa que esta é apenas uma tendência futura. A LBS Local lançou recentemente, para a construtora Tecnisa, o Tecnisa Mobile, primeiro aplicativo para iPhone do mercado imobiliário, e está lançando o Apontador Cinema, no qual o usuário tem acesso, em tempo real, a informações sobre os filmes que estão em cartaz em mais de 100 cidades do Brasil. Segundo Siqueira, os próximos aplicativos trarão informações de táxis, teatros, shows, postos de combustíveis, etc.
Recentemente, a empresa também lançou para usuários do iPhone um aplicativo que informa dados sobre o trânsito nos principais corredores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Já estamos entre 60 e 70 mil downloads do aplicativo no iPhone. Desde seu lançamento, em novembro, o aplicativo figura entre os 40 mais baixados na loja do iTunes no Brasil , comemora o executivo, ressaltando que o sucesso trouxe um patrocinador para a plataforma, que com a publicidade conseguiu aumentar em dez vezes o tráfego na versão mobile de seu site. As versões do aplicativo para Android e Blackberry já estão em desenvolvimento.
Postar um comentário