Procon avalia se laudo da Telefônica justifica ressarcimento de apenas 12 horas
TELECOM - WEB - 08/06/09
Relatório sobre as falhas do Speedy ocorridas em abril foi entregue na sexta-feira à autarquia paulista
A diretoria de fiscalização do Procon-SP está avaliando se o laudo apresentado pela Telefônica, explicando as razões das falhas do Speedy ocorridas em abril, justifica o ressarcimento de 12 horas oferecido pela operadora aos usuários atingidos. Caso a explicação não seja satisfatória, a fundação adotará as medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor , informa a autarquia de defesa do consumidor.
Na semana passada, a Telefônica encaminhou à Anatel e ao Procon-SP o laudo elaborado pelo CPqD, contratado para identificar as causas dos problemas na infraestrutura que inviabilizaram o uso do Speedy para uma série de aplicações entre os dias 6 e 8 de abril. O levantamento mostrou que a pane foi decorrente do ataque de hackers, mas foi agravada por problemas de software e de configuração de sistemas da própria Telefônica. O CPqD sugeriu um conjunto de medidas para minimizar a probabilidade de que problemas voltem a ocorrer, mas a Telefônica não informou quais são as medidas.
Após a pane, o Procon-SP convocou a Telefônica para duas reuniões de esclarecimentos. Os representantes da empresa se comprometeram a enviar um laudo técnico sobre as causas do problema e que comprovaria a responsabilidade da operadora em ressarcir apenas as 12 horas propostas. O mesmo laudo foi entregue à Anatel, que também instaurou processo administrativo para apurar a responsabilidade da operadora na pane.
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