Pagamento móvel impulsiona bancarização
CONVERGÊNCIA DIGITAL - WEB - 29/05/09
Para quem ainda desacredita da possibilidade de o dispostivo móvel (celular) vir a ser uma ferramenta de pagamento, o Gartner divulgou um estudo no qual revela que o uso do pagamento móvel (m-payment) crescerá 70.4% em 12 meses, passando de 43,1 milhões, em 2008 para 73,4 milhões este ano.
Daqui a quatro anos, o serviço será utilizado por pouco mais de 3% do total de assinantes móveis no mundo - algo em torno de 190 milhões de usuários. Sandy Shen, diretora de pesquisa do Gartner, o mercado de pagamento via celular (m-payment) começou a ganhar robustez no ano passado, a partir do lançamento de serviços de transferência de dinheiro em diversos países. Mas o modelo ainda precisa ser aperfeiçoado com uma adesão maior dos serviços financeiros.
A consultoria, é bom observar, define pagamento via celular o produto que usa a tecnologia móvel como SMS, WAP, USSD( Unstructured Supplementary Service Data, ou NFC. Para a consultoria, serviços bancários via telefone não são considerados m-payment.
Para a diretor de pesquisa do Gartner, o pagamento móvel é um forte elemento de bancarização para as classes não-atendidas pelo serviço financeiro tradicional. "Ao oferecer ferramentas para esse público, através do celular, bancos e operadoras poderão encontrar um modelo de negócio bastante rentável", observa Shen.
A região Ásia/Pacífico, incluindo Japão, mantém a maior participação do mercado, em usuários e transações, com a perspectiva de passar de 2% de penetração em 2009 para 3,8% em 2012. Na Europa, o crescimento deverá ser de 0,9% para 2,5% no mesmo período e na América do Norte passando de 1,7% para 3%. Na América Latina, a expectativa é de que passe de 3% em três anos.
Postar um comentário