Oi reforça ação para ter novos clientes e custos disparam
DCI - SERVIÇOS - SÃO PAULO - 19/06/09 - Pg. A9
A gigante nacional de telefonia Oi, presidida pelo empresário Luiz Eduardo Falco, invadiu o mercado da Região 2 do País, em uma ação agressiva que rendeu à operadora a venda de mais de 1,2 milhão de chips em pouco mais de um mês. Até o ano passado, esta região era de domínio da Brasil Telecom (BrT), adquirida pela Oi em janeiro deste ano. As ofertas competitivas da companhia, porém, como a realizada em São Paulo no ano passado, mais a aquisição da BrT, fizeram o lucro líquido da companhia cair 98% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, a Oi começa a sofrer uma nova pressão por parte do Ministério das Comunicações, que não abre mão da participação de representantes do fundo de pensão Previ no conselho da nova Oi, criada a partir da aquisição. Não é função nem missão do ministério fazer isso. Mas é sempre importante ter uma presença dos trabalhadores e representantes dos setores com importância vital , explicou Hélio Costa, ministros das Comunicações, que esteve ontem em evento comemorativo do programa Luz para Todos, em Furnas.
O lucro da operadora foi impactado em decorrência dos custos, que subiram de 13,9% para R$ 5,3 bilhões, sendo que a receita líquida aumentou apenas 3,5%, quando atingiu R$ 7,5 bilhões no período. A ação de entrada no mercado paulistano em outubro do ano passado, que exigiu grandes aportes à Oi, resultou na conquista de 3,5 milhões de clientes em apenas oito meses.
Mas, apesar do resultado ter sido inferior ao do ano passado, a Oi foi a operadora que mais ganhou mercado no mês de maio deste ano, ainda que continue na quarta posição do ranking das maiores operadoras em número de clientes do País, segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).A Oi detinha 20,73% do mercado, e atingiu cerca de 21,14%, em decorrência da ação realizada na região Centro-Oeste, Sul, além dos estados de Tocantins, Rondônia e Acre (Região 2), quando foim vendido mais de 1,2 milhão de chips. O lançamento da marca Oi na região da BrT fez toda a diferença no resultado de maio. A companhia ainda tem potencial de crescimento nessa região, principalmente em telefonia móvel , explicou o consultor Eduardo Tude, do portal especializado Teleco.
Ainda de acordo com os dados da Anatel, a Vivo, da Telefónica e Portugal Telecom, segue na ponta do ranking das maiores do País, com 29,38% da participação no mercado, seguida pela Claro, da América Móvil, que tem 25,51% dessa fatia, e depois a TIM, da Telecom Itália, que detém 23,59% dos clientes brasileiros. As menores CTBC, Sercomtel e Unicel, ficaram com menos de 1% de participação.
O número de celulares em operação no Brasil já chegou a 157,5 milhões. Esse total foi alcançado em maio, quando foram vendidos 2,9 milhões de novos celulares, o que representou um crescimento de 1,88% em relação ao número total de abril. Os celulares pré-pagos são a grande maioria, com 81,75% do total de aparelhos, e os pós-pagos detém com 18,25% das linhas no País.
Rádio
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também falou ontem sobre a situação do mercado de radiodifusão no País. O ministro afirmou que está trabalhando contra o tempo para viabilizar as concessões de emissoras de rádio e televisão até novembro.
Temos uma situação quase caótica no setor de radiodifusão, com 200 mil processos sendo apreciados no ministério, dos quais 40 mil são urgentes e se referem principalmente a renovação de outorgas , explicou. Ele garante, ainda, que deverá interferir no processo de aquisição da Brasil Telecom pela Oi, garantindo a participação de representantes do fundo de pensão Previ no conselho da nova Oi.
Postar um comentário