28 agosto 2009

Presidente da Ericsson Brasil defende LTE



IT WEB - WEB - 27/08/09


por Vitor Cavalcanti*

Fátima Raimondi acredita que tecnologia será adotada em grande volume e, com isso, não será muito cara

A tecnologia Long Term Evolution (LTE) está ampliando o número de aliados. Dados divulgados nesta quinta-feira (27/08) pela Global mobile Suppliers Association (GSA) mostram que houve um aumento de 50% no comprometimento com redes 4G desde o último levantamento, feito em março de 2009. A associação informa que, agora, já estão previstas 39 redes comerciais, sendo que 14 devem estar em funcionamento até o final do ano que vem.

Enquanto isso, no Brasil, a discussão aos poucos ganha corpo. Isso porque, o investimento alocado nas redes 3G ainda não foi recuperado e não se sabe ao certo qual seria a disposição das operadoras de investir em novas tecnologias neste momento. O presidente da Algar Telecom, Divino Sebastião de Souza, por exemplo, lembra que, só em frequência, as operadoras gastaram R$ 5 bilhões para implantar a terceira geração. Tem discussão de LTE, mas ainda está em andamento o investimento da 3G. Se coloca outra, não paga.

Em entrevista durante o 53º Painel Telebrasil, a presidente da Ericsson Brasil, Fátima Raimondi, se mostrou otimista em relação ao futuro da rede 4G. LTE será importante, como 3G está sendo. É uma oportunidade no sentido de rapidez e de levar para regiões remotas, acredita.

De acordo com a executiva, a Ericsson está comprometida e bem adiantada com as pesquisas nesta área. Não temos nada contra o WiMax, mas precisa volume. Há mais 3G que WiMax, por isso é mais barato, avalia.

O mesmo processo ela enxerga em relação a tecnologia 4G. A Ericsson defende o LTE. Está adotada por diversas operadoras, terá volume e será mais barata, prevê. Fátima explica ainda que o fato de LTE falar 3G e GSM, as operadoras podem usar infraestrutura existente para ofertar LTE.

Essa defesa feita pela Ericsson Brasil acaba não sendo uma novidade e segue um alinhamento global. A fabricante tem se mostrado tão empenhada em estabelecer o LTE como padrão para 4G que acertou a compra da divisão wireless da Nortel, que possui muitas patentes em Long Term Evolution.

Até por conta dessa investida, a Research In Motion (RIM), que também estava interessada na tecnologia, tentou bloquear a venda por meio de pedidos endereçados ao governo canadense, mas a movimentação não surtiu efeito.

*O repórter viajou a convite da Telebrasil

Seja o primeiro a comentar

Postagem em destaque

Como Criar uma Reserva de Emergência em 5 Passos (Guia Prático para Iniciantes)

   Aprenda  como criar uma reserva de emergência  em 5 passos simples. Descubra quanto guardar, onde investir e como manter seu fundo de s...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Compare Produtos, Lojas e Preos
BlogBlogs.Com.Br