22 maio 2009

Demanda por netbooks deverá favorecer mais acordos entre fabricantes e operadoras

TELECOM ONLINE - WEB - 21/05/09
De olho nesse mercado, operadoras querem ampliar portfolios com conexões embarcadasO mercado deverá testemunhar nos próximos anos um forte crescimento de vendas de netbooks, mini computadores com recursos para web e preços mais acessíveis. No ano passado, foram comercializados 13 milhões de netbooks, dos quais 10 milhões no segundo semestre, mesmo sendo esse o período em que a crise econômica mundial se agravou. Esse desempenho é totalmente favorável às operadoras móveis que devem aumentar suas ofertas de vendas casadas desses equipamentos com conexões embarcadas e assim incrementar suas receitas com os serviços de banda larga móvel. Esse movimento começa a ser notado, atualmente, nos Estados Unidos onde grandes operadores, como AT&T e Verizon Wireless, tratam de ampliar seus portfolios de netbooks com acesso 3G.
Para Cristiano Laux, consultor da Pyramid Research, as ofertas de netbooks com o acesso à Internet devem se transformar em um produto de massa tanto nos mercados desenvolvidos quanto emergentes. Para eles, a venda desses equipamentos deverá superar a de notebooks nos canais dos operadores até 2010.
Essa pressão e a possível canibalização das vendas dos notebooks tradicionais preocupam os fabricantes de equipamentos. "Mas eles preferem conviver com essa ameaça a imaginar que, sem os netbooks, poderiam enfrentar uma queda ainda maior das vendas de computadores", comentou Laux. Há sinais de que os netbooks estão atraindo o público abaixo de 21 anos, uma tendência que se confirmada poderá levar a uma aceleração maior das vendas. "Isso significa que preços competitivos e equipamentos acessíveis poderão causar um forte impacto em como os operadoras de rede poderão ganhar dinheiro na oferta de serviços", disse o consultor, responsável pelo estudo Mobile Broadband for the Masses: The Case for Bundled Netbooks, feito pela Pyramid Research.
A questão do preço torna-se um diferencial importante principalmente em mercados emergentes. Para Laux, a força dos netbooks em regiões como Áfica, Oriente Médio e América Latina, virá quando os preços dos equipamentos caírem para menos de US$ 350. Há expectativas de que isso possa acontecer no final deste ano com o pico de vendas para o mercado de massas durante 2010.
Nos Estados Unidos, já se pode notar a guerra de ofertas envolvendo netbooks. A AT&T está expandindo seu portfólio com vários fabricantes, como Acer, Dell e Lenovo. Ela iniciou este mês as vendas de netbooks com 3G embarcado em algumas de suas lojas e, conforme o resultado, poderá expandir para todo o país e promover também as vendas pela Internet. A Verizon Wireless, sua concorrente, anunciou na semana passada os planos de lançar um netbook HP com sua conexão embarcada.

Seja o primeiro a comentar

Postagem em destaque

Além da Tela: Como Ajudar Seus Filhos a Terem uma Relação Saudável com o Celular

 A vida moderna trouxe um novo desafio para a paternidade: o celular. Como pais, notamos o poder que a tela exerce sobre nossos filhos, espe...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Compare Produtos, Lojas e Preos
BlogBlogs.Com.Br