11 abril 2010

WiMAX Forum lança iniciativas para acelerar 4G


IP NEWS - WEB - 09/04/10

Instituições irá acelerar o lançamento do WiMAX 4G no mundo e aprimorar a performance do Release 1.

O WiMAX Forum anunciou o lançamento de uma iniciativa para acelerar os recursos adicionais mais avançados do Release 1 do certificado no segundo semestre de 2010. Além disso, a fundação está fazendo um rastreamento rápido de perfil e de planos de certificação para a próxima geração dessa tecnologia móvel no mundo, o WiMAX Release 2, baseado no IEEE 802.16m, para preparar o produto para certificação no final de 2011. Conforme aponta, um dos motivos para essa melhoria está relacionada ao aumento da demanda por esses serviços e um consumo de dados mensais médio entre 7-10 GB de algumas operadoras.

Em resposta à intensificação da demanda pelas redes e serviços WiMAX 4G, o WiMAX Forum lançou, também, uma iniciativa global para acelerar os recursos avançados do WiMAX que aprimora a performance médica da tecnologia do seu atual Release 1 em mais de 50 porcento, e ao mesmo tempo permanecendo em conformidade com o padrao IEEE 802.16e. Baseado neste cronograma acelerado, os produtos certificados com estes aprimoramentos devem estar disponíveis no final de 2010.

De acordo com a instituição, essa iniciativa não irá atrasar o desenvolvimento do WiMAX Release 2 (WiMAX 2). Em suporte à finalização esperada do padrao IEEE 802.16m no segundo semestre de 2010, o WiMAX Forum está acelerando as atividades de perfil e certificação, preparando-se para certificar o produto WiMAX 2 no final de 2011. "Com a demanda global pelos serviços de banda larga sem fio em 4G experimentando um crescimento explosivo, os provedores de serviço WiMAX precisam de redes mais rápidas com maior capacidade e eficiência, e a comunidade WiMAX responde a essa demanda", disse Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum.

Segundo o executivo, nenhum outro país apresenta este tipo de demanda como a India onde a penetração da banda larga é de menos de três porcento. “O WiMAX pode responder a essa demanda e as crescentes necessidades em todo o mundo e ainda nos dedicamos em levar essa performance para o próximo nível em um prazo ímpar", afirma.

No processo de melhorias inclui o apoio à adicional antena MIMO nas estações base (4 antenas transmissoras ao invés de 2), modulação de ordem mais alta (64 QAM) no uplink, downlink beamforming, e melhoria na reutilização da frequência fracionária (FFR) para aumentar a performance nos acionamentos de 1 reutilização, garantindo a interoperabilidade de vários fornecedores. Para a instituição, esses novos recursos têm o potencial de duplicar as taxas de picos de dados e aumentar a performance média e do celular do usuário final em 50 porcento.

O WiMAX Forum está lançando novos níveis de interoperabilidade e performance de rede aberta em 2010 com o avanço da tecnologia Release 1 para atender as necessidades das operadoras preocupadas com as futuras restriçoes causadas pelo seu própria demanda. Com a conclusão do padrão IEEE 802.16m ainda este ano, a instituição também deve agilizar a tecnologia WiMAX 2 nas mãos das operadoras e consumidores. Pelo fato do mercado já estar vendo produtos 802.16m em desenvolvimento, o Forum está se preparando para a certificação dos produtos Release 2 no final de 2011.

O WiMAX 2 é baseado no padrão IEEE 802.16m, que é documentado para atender os requisitos "IMT-Advanced" do International Telecommunications Union, apresentando melhorias significativas de cobertura e capacidade que servirão de alicerce para a próxima década da tecnologia 4G. O padrão prevê um enorme pico (zero path loss) nas taxas de transmissao - por exemplo, até 300 Mbps em um canal de downlink de 20 MHz - e latência ainda menor. A agregação de múltiplas operadoras de RF é possível ter larguras de banda de canal de até 100 MHz. Conforme indica, os canais mais amplos e a configuração da antena MIMO de ordem mais alta viabilizam o escalonamento da capacidade muitas vezes mais do que os sistemas sem fio mais avançados de hoje em dia.

O WiMAX Forum atualmente rastreia 559 acionamentos WiMAX em 147 países que devem cobrir mais de 620 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 130 e 60 estações base foram certificadas pelo WiMAX Forum para as bandas 2,3 GHz, 2,5 GHz e 3,5 GHz.

Seja o primeiro a comentar

Postagem em destaque

Como Criar uma Reserva de Emergência em 5 Passos (Guia Prático para Iniciantes)

   Aprenda  como criar uma reserva de emergência  em 5 passos simples. Descubra quanto guardar, onde investir e como manter seu fundo de s...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Compare Produtos, Lojas e Preos
BlogBlogs.Com.Br