MVNO e seus Conceitos Básicos
Eduardo Prado
Imagine você que gosta de usar telefone celular e ter a sua disposição uma Operadora de Telefonia Móvel com a sua marca de varejo predileta tipo um supermercado (como o Carrefour ou o Pão de Açúcar) ou um Banco (como Banco do Brasil). Imaginou? Sim isto poderá ser possível no Brasil sim, se a ANATEL puder evoluir com sua Consulta Pública (CP no. 50) de MVNO (ver Regulamento sobre Exploração de Serviço Móvel Pessoal (SMP) por Meio de Rede Virtual (RRV-SMP), ANATEL) publicada pela ANATEL em 22.dez.2009 com prazo de contribuições encerrando-se em 22.mar.2010 (ver Celular com chip de banco e supermercado, O Globo, 17.jan.2009).
Este serviço inovador é chamado Operadora Móvel Virtual ou MVNO (Mobile Virtual Network Operator) e existe em vários países avançados do mundo através de marcas de varejo muito fortes.
Para destacar alguns exemplos de MVNO, veja uma “pitada” do caso do Carrefour Mobile na Polônia (Effortel MVNO Retail Services, Brussels, January 2010) e o caso do Banco Rabobank na Holanda (Rabo Mobiel Introduction, Mobile Financial Services and NFC Innovation, June 2008).
Para começar a se familiarizar com a terminologia e conceitos deste novo negócio, veja esta matéria especial e inédita aqui no Convergência Digital:
Outras matérias do mesmo autor aqui no Convergência Digital:
E no Teleco:
Postar um comentário