Virgin Mobile chega ao Brasil
Prestadora de serviços fechou acordo com a brasileira Datora Telecom para criação de uma MVNO focada no jovem.
O Brasil terá uma operadora móvel virtual (MVNO) especializada no atendimento do público jovem. A nova empresa é resultado de uma parceria formada entre a Virgin Mobile Latin America (VMLA) e a companhia nacional Datora Telecom. Ambas estão em fase de constituição da prestadora de serviços, ainda sem data definida de lançamento.A Virgin Mobile já opera em sete países (Austrália, Canadá, França, Índia, África do Sul, Reino Unido e EUA) e atende a 15 milhões de assinantes de serviços móveis. Para 2012, a companhia está expandindo atuação para a América Latina com a intenção de se tornar a principal operadora virtual da região nos próximos cinco anos.
O plano para entrada no Brasil é por meio de um sócio local, que será a Datora Telecom, que no ano passado recebeu licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar como MVNO, serviço regulamentado no País no ano passado. A empresa também faz parte da sociedade da Porto Seguro Telecom, uma das primeiras autorizadas pela agência a funcionar como operadora móvel virtual.
Wilson Otero, CEO da Datora, conta que a Virgin estudou todas as possibilidades de operação do Brasil e concluiu que a associação com uma empresa local encurtaria o caminho. "Eles não têm rede no Brasil, nem acordos de interconexão e nós temos contratos com todas as empresas aqui", comenta o executivo.
A VMNO formada entre Virgin e Datora deverá ser uma autorizada, que cuidará da venda, entrega e todo o serviço prestado aos clientes. A empresa só não terá a rede de antenas. O plano da nova operadora é atender ao público jovem, criando ofertas personalizadas para ele, que, segundo Otero, tem muito potencial para gerar negócios no Brasil. Nesse momento, as duas companhias estão definindo a parte societária da VMNO para depois escolher a operadora fornecedora da rede e plataforma de serviços.
No caso da Porto Seguro Telecom, a parceria é com a TIM e a tecnologia adotada foi a da Ericsson, mas Otero conta que o projeto da Virgin está em processo de análise. Por isso, ele não sabe ainda quando a nova companhia entrará em operação no Brasil.
O primeiro país contemplado com o serviço da Virgin na América Latina deverá ser o Chile, com lançamento previsto para março. O segundo será Colômbia, na segunda metade deste ano. A VMLA já recebeu aprovações regulatórias para atuar também no México e no Peru.
Postar um comentário