28 agosto 2006

DoCoMo estréia celular HSDPA no Japão


Quinta-feira, 24 de agosto de 2006 - 14h27 Divulgação

Modelos HSDPA: de novo, pioneirismo japonês
SÃO PAULO - A operadora japonesa NTT DoCoMo anunciou que começa a vender no final deste mês um novo serviço que permite aos celulares avançados baixar arquivos com velocidades dez vezes superiores às registradas por redes móveis convencionais GSM ou W-CDMA.
O serviço estará disponível, inicialmente, somente em algumas cidades do Japão e acessível por modelos que a NEC vai comercializar naquele país.
Até 2008, no entanto, a DoCoMo espera oferecer cobertura em todo o Japão para este serviço, conhecido como “banda larga” do celular.
Também chamado de HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), o serviço permite baixar músicas e vídeos rapidamente. O custo do tráfego de dados também é mais baixo nesta rede, o que permite aos usuários ficar mais tempo conectados a serviços online e sites de notícias.
A operadora disse que tem planos de oferecer redes HSDPA nos Estados Unidos (onde opera com a Cingular Wireless) e na Europa (onde atua com a Vodafone).

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

25 agosto 2006

Oracle busca estratégia para entrar em billing e conteúdo

24/08/2006, 17h56

Dona de praticamente 100% do mercado de banco de dados entre as operadoras de telecomunicações no Brasil, a Oracle quer estender sua atuação para outras áreas como a de billing e distribuição de conteúdo. E algumas das aquisições recentes podem ser o caminho para isso.
Lars Wahlström, vice-presidente para telecom e mídia da Oracle, em visita ao Brasil nesta semana, afirmou que a tomada de posição da empresa nesse setor começou em abril com a compra da Portal Software, especializada em billing, cujo principal cliente é a Vodafone. Três outras aquisições recentes vêm completar a plataforma da Oracle. A Net4Call, dona de um software que integra sistemas legados às redes IP. E a HotSIP, que permite o oferecimento de sistemas para o protocolo SIP. Apesar de não ter um software específico para IPTV, como a Microsoft, a Oracle oferece o Service Delivery Platform, um middleware que permite a entrega de conteúdo pelas operadoras. "Funciona tanto para o video-on-demand quanto para IPTV", afirma Wahlström.
O executivo acredita que o bom relacionamento com as operadoras devido à base instalada do banco de dados dá vantagem à Oracle em relação às concorrentes.
Na área de billing a empresa deve atuar mais ativamente no mercado brasileiro a partir de setembro, com a aprovação da aquisição da Portal Software pelos órgãos reguladores norte-americanos, e quando a equipe da subsidiária se integrará ao escritório no País, explica o vice-presidente de vendas da Oracle, João Bosco Fernandes Junior.
Outra aposta da companhia é no segmento de business intelligence para as operadoras, com a aquisição, anunciada na última quarta-feira, 23, da Sygma Dynamics. "Vamos ter mais soluções para a área de mineração de dados", diz Fernandes. Ana Luiza Mahlmeister - TELETIME News

Brasil Telecom renova contrato de billing

Brasil Telecom renova contrato de billing com a Convergys
21/08/2006, 19h36
A Brasil Telecom (BrT) renovou um contrato de billing com a Convergys Corporation por mais cinco anos. O acordo visa expandir a utilização do software Infinys, dando suporte aos serviços de dados, telefonia fixa, móvel e internet. "O contrato inclui todas as linhas de negócio e permite a convergência real entre as bases de clientes de telefonia fixa, móvel, banda larga e voz sobre IP e internet", explica Edison Giorgi, diretor da Convergys. Além da venda de licenças, o contrato inclui serviços profissionais.
O Infinys já dava suporte aos clientes de telefonia fixa e, desde 2003, também aos assinantes da telefonia móvel. A operadora tem mais de 10,8 milhões de linhas fixas instaladas e 2,2 milhões de clientes de telefonia móvel.
Da Redação - TELETIME News

18 agosto 2006

Vivo perde mercado para TIM, mas mantém liderança

Quinta-feira, 17 de agosto de 2006 - 14h11
SÃO PAULO (Reuters) - A fatia da Vivo na base de usuários de telefonia celular do Brasil voltou a cair em julho, desta vez para 30,77 por cento, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os números também mostram novo avanço da TIM em direção ao primeiro lugar do ranking, com 24,57 por cento.
No mês anterior, em junho, a Vivo tinha 31,09 por cento, enquanto a TIM respondia por 24,36 do mercado.
A Vivo, que já chegou a deter participação de 56 por cento do mercado brasileiro, vem continuamente perdendo terreno desde pelo menos abril de 2005 (quando a Anatel passou a disponibilizar a posição das operadoras e a empresa tinha fatia de 38,82 por cento).
Já a segunda maior operadora em número de usuários, TIM, do grupo Telecom Italia, vem crescendo desde novembro do ano passado, quando tinha 23,01 por cento, contra 35,40 por cento da Vivo.
Em julho, a operadora italiana reduziu a distância que a separa da empresa controlada pelos grupos Telefónica e Portugal Telecom a 6,2 pontos percentuais.
O Morgan Stanley divulgou nota nesta quinta-feira afirmando que prevê uma mudança no primeiro lugar do mercado brasileiro de telefonia celular no final do primeiro semestre de 2007. O banco afirma que a performance da Vivo está decepcionando em termos de adições líquidas frente à TIM e à Claro, do grupo mexicano América Móvil .
Segundo o Morgan, enquanto a Vivo teve participação em adições de novos clientes de 7,9 por cento em julho, a TIM obteve 39,5 por cento e a Claro 25,7 por cento.
Em julho, segundo os dados da Anatel, a Claro manteve a terceira posição no mercado, com fatia de 22,87 por cento, ligeira evolução ante os 22,83 por cento de junho.
Em quarto aparece a Oi, do grupo Telemar, com market share de 13,19 por cento em julho, ante 13,12 por cento em junho.

Reuters

Postagem em destaque

Como Criar uma Reserva de Emergência em 5 Passos (Guia Prático para Iniciantes)

   Aprenda  como criar uma reserva de emergência  em 5 passos simples. Descubra quanto guardar, onde investir e como manter seu fundo de s...

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Compare Produtos, Lojas e Preos
BlogBlogs.Com.Br